Näz

Os Nossos Materiais

A sustentabilidade é um conceito amplo e complexo. Perceber a sustentabilidade como apenas um caminho está errado, já que desperdício zero, circularidade, agricultura orgânica, desenvolvimento local ou mesmo fortalecimento das comunidades enfraquecidas noutros países são conceitos sustentáveis, mas muitas vezes é impossível trabalhar em todos os aspectos do desenvolvimento sustentável. Geralmente as pessoas concentram-se no que pensam ser a melhor maneira de serem sustentáveis e, a isso, podemos chamar equilíbrio. Na Näz, a sustentabilidade é o nosso núcleo, mas também é algo que aprendemos e aprimoramos, por isso, achámos que seria bom desenvolver três linhas nas quais as nossas coleções são divididas, para ser mais fácil entender qual o foco sustentável de cada produto.

Excedentes

Se prolongarmos a vida útil de uma peça de roupa por 9 meses conseguimos reduzir a sua pegada de carbono e água entre 20-30% cada, agora pensa se usarmos tecidos de excedentes para fazer uma peça totalmente nova. Acreditamos que, usar o que já existe é sempre uma alternativa melhor para produzir novos produtos.

Quando escolhemos tecidos de excedentes para as nossas coleções, temos sempre em conta vários pormenores, tais como:

  • Onde foi produzido – usamos apenas excedentes de fábricas portuguesas;
  • Qualidade – a maioria dos tecidos que nós usamos são excedentes devido a um erro na cor ou por pequenos defeitos que conseguimos contornar durante a produção;
  • Fibras – apesar de trabalharmos com excedentes, preferimos escolher fibras naturais ou sustentáveis.

aqui as peças de roupa que se inserem nesta linha.

Ecológica

Nem sempre conseguimos encontrar todos os tecidos de excedentes que precisamos para fazer uma coleção, às vezes há uma malha a faltar ou aquele tecido específico para aquela peça que já criámos. Então, quando isso acontece (o que, felizmente, não é muito frequente), visitamos os nossos parceiros para ver o que eles têm estado a produzir e acabamos sempre por encontrar o tecido perfeito para encaixar na coleção.

Na maioria das vezes, só escolhemos o segmento ecológico, mas pode acontecer encontrarmos algo de que realmente gostamos fora dessa linha, e é aí que os desafiamos a melhorar ainda mais, modificando fibras ou até mesmo tingimentos, é muito divertido quando começamos logo a projetar no showroom de amostras!

Conhece algumas das fibras ecológicas que usamos e vê aqui as nossas peças desta linha.

9a46385b-908b-4985-99d8-644ad8f4dd8a

Linho

O linho sempre foi uma fibra extremamente favorável ao meio ambiente porque este provém de uma cultura inerentemente ecológica. Resistente a pragas, precisa de muito poucos fertilizantes ou produtos químicos para prosperar e pouca ou nenhuma irrigação durante o seu crescimento. Ao contrário da maioria dos tecidos de linho, a nossa roupa é tecida em Portugal. Sabe mais sobre a nossa tecelagem de linho.

As roupas feitas de linho são lisas, duráveis e leves, perfeitas para o verão.
Dá uma vista de olhos nas nossas roupas de linho.

Cupro

O cupro é uma fibra de celulose regenerada derivada de uma parte da planta do algodão, umas fibras sedosas que não são utilizadas na produção de algodão. Os solventes usados para produzir cupro são feitos num sistema chamado ‘circuito fechado’, ou seja, o solvente é reutilizado até que seja necessário solvente novo. O solvente antigo é então reciclado com segurança para outras indústrias. Sabe mais sobre o nosso fornecedor de cupro.

O cupro é respirável, hipoalérgico e pode ser lavado na máquina ou a seco.
Podes ver aqui as nossas peças de cupro.

Algodão Orgânico

O algodão orgânico é cultivado sem o uso de produtos químicos tóxicos ou organismos geneticamente modificados. Em vez disso, o algodão orgânico é cultivado em terras tratadas e que tiveram paradas, pelo menos três anos, para a remoção de todos os resíduos tóxicos usados anteriormente. Resumindo, é melhor para a tua pele e para o planeta.

As roupas de algodão orgânico são termorreguladoras, perfeitas tanto para o verão como para o inverno e aconselhadas para pessoas com pele sensível.
Podes espreitar aqui as nossas peças de algodão orgânico.

Liocel

O liocel é uma fibra de celulose natural e particularmente sustentável, porque é feita a partir de polpa de madeira. A própria produção de fibras é ecológica, constituída por um circuito fechado no qual o solvente é reutilizado repetidamente. Sabe mais sobre o nosso fornecedor de liocel.

Os tecidos criados com liocel estão entre os mais leves, com uma alta performance na gestão da humidade, para que estejas sempre fresca, saudável e confortável.
Vê aqui as nossas roupas de liocel.

WhatsApp Image 2019-04-16 at 12.33.39
WEB SUMMER 2019 NAZ-12
SUMMER 2019 NAZ - WEB-14

Botões

Ao invés de utilizar botões de plástico clássicos, procurámos uma alternativa mais ecológica, como ficámos felizes quando conhecemos a Louropel, uma fábrica portuguesa de botões que está a desenvolver uma vasta gama de botões amigos do ambiente. Têm uma enorme seleção de botões maravilhosos, e nas nossas coleções podes encontrar botões de papel reciclado ou  algodão, botões de madeira de oliveira (com uma  pegada de emissão de CO2 reduzida, já que a madeira é também portuguesa) e botões de coco, mas a sua gama também inclui milho, corozo, cortiça e até borras de café.

fiber-recycling-corde-raffia-2

Reciclada

Entre 1975 e 2017 a produção de têxteis mais do que quadruplicou (passou de 24 milhões de toneladas para 98,5 milhões de toneladas) e só nos EUA foram desperdiçados 16 milhões de toneladas de resíduos têxteis, dos quais apenas 16% foram reciclados e 19,6% foram queimados para recuperação de energia.

Voltamos então a repetir que, acreditamos que usar o que já existe é muito mais sustentável do que produzir mais, o mundo já está cheio! Com isto em mente, iniciámos uma parceria com algumas empresas têxteis perto da Covilhã, onde estamos sediadas. Reunimos com essas pequenas fábricas, que ainda estão a trabalhar e que tanto sabem sobre a arte de fazer tecidos, e começámos a desenvolver tecidos e malhas com fios reciclados. Tivemos a sorte de poder desenvolver esses produtos completamente locais, da reciclagem, à tecelagem/malharia, ao acabamento e costura. Portanto, esta linha de produtos não é apenas extremamente sustentável, porque as cores são agrupadas e o processo de reciclagem é apenas mecânico, sem água e sem resíduos tóxicos (não são usados produtos químicos nem corantes), mas também é totalmente rastreável (e muito pertinho de nós)!

Podes saber mais sobre a reciclagem aqui e verificar que produtos são reciclados aqui!

Close Menu
×
×

Cart